
Você já ouviu falar em Ortoceratologia? Diminuir o grau dormindo e acordar enxergando já é uma realidade.
A Ortoceratologia é um tratamento refrativo, não cirúrgico, indolor, temporário e reversível onde usamos lentes de contato rígidas, altamente permeáveis ao oxigênio, para corrigir problemas visuais como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.
Essas lentes especiais são usadas a noite, enquanto o paciente dorme e moldam temporariamente a córnea para melhorar a visão durante o dia, sem a necessidade de óculos ou lentes de contato gelatinosas.
Isso é uma novidade? – Saiba mais sobre essa história…
A Ortoceratologia foi criada por Georg Jessen em 1962 ao adaptar lentes planas em pacientes míopes. Somente em 1990 o desenho da lente foi aprimorado, para uma geometria reversa, com um centro mais plano e uma periferia mais curva. Naquela época, os resultados não eram tão precisos e foi necessário um avanço nos materiais de convecção das lentes de contato e na propedêutica complementar de exames oftalmológicos para chegarmos na técnica praticamos hoje, a chamada “Ortoceratologia Moderna”.
Em 2002, o FDA, sigla em inglês para Food and Drug Administration, que significa Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos aprovou a Ortoceratologia para uso nos Estados Unidos.
Em 2008 – o famoso trabalho da Dra. Jenifer Choo, mostrou ao mundo que as alterações induzidas pela Ortoceratologia ocorrem apenas no epitélio corneano, sem envolvimento das outras camadas da córnea e sem perda celular.
E desde 2015 o Conselho Federal de Medicina – CFM, reconhece a Ortoceratologia como técnica segura e eficaz, sendo inclusive uma das opções de tratamento ótico possível para o manejo da miopia (acesse aqui o parecer completo do CFM).

Como a lente funciona? Em quanto tempo o grau é zerado?
A lente age através de uma combinação de pressões hidráulicas que exercem um remodelamento do epitélio corneano, resultando no aplanamento central.
A maioria dos usuários já percebem melhora na visão em 1 a 2 noites. O tempo para o efeito máximo, com consequente correção do grau, depende de fatores inerentes à biomecânica da córnea de cada pessoa, além da idade e da intensidade do grau. De forma geral, quanto maior o grau e maior a idade do paciente, mais tempo vai demorar até o completo aplanamento corneano e correção.

Entenda se a Ortoceratologia é indicada para você:
A lente pode ser usada em maiores de 8 anos de idade, sem definição de limite máximo. Atualmente já dispomos de correção para os principais erros refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia e os limites do grau variam de acordo com cada fabricante. As principais indicações para o uso das lentes de Ortoceratologia são:
- Pacientes que desejam liberdade visual em relação aos óculos ou lentes gelatinosas convencionais.
- Pacientes que não podem ou não querem se submeter a uma cirurgia refrativa.
- Pacientes intolerantes as lentes gelatinosas.
- Praticantes de esportes, principalmente os aquáticos.
- Manejo da progressão da miopia em crianças e adolescentes.
E se você se identificou em alguma das situações acima, entre em contato com a nossa equipe por WhatsApp. Somos referência em ortoceratologia em Salvador, Bahia.
Dentre as contraindicações, podemos citar os graus fora do alcance de tratamento das lentes, pacientes com doenças da superfície ocular descontroladas, crianças menores de 6 anos, pacientes com córneas irregulares, com ceratocone ou muito planas.
Confira o passo a passo do teste de adaptação:
Como todas as lentes de contato, a Ortoceratologia necessita de ume exame oftalmológico completo, incluindo uma refração atualizada e topografia de córnea e, em não havendo contraindicações o paciente é submetido a um teste de adaptação para a escolha da lente ideal.
O seguimento clínico é imprescindível e deve ser realizado de acordo com uma frequência estabelecida pelo médico oftalmologista responsável, mantendo-se, posteriormente, o acompanhamento semestral. Após o início do uso das lentes, em 15 dias, o efeito do uso das lentes está próximo do máximo.

É um tratamento seguro? Quais as possíveis complicações?
Estudos científicos de Ortoceratologia têm mostrado que a taxa de complicações associadas a esta modalidade de tratamento está dentro de limites adequados e não compromete a segurança do método. Complicações, como irritação ou infecção, podem estar associadas a uma falta de educação e/ou adesão do paciente às orientações recebidas. Outros efeitos colaterais que podem ocorrer com os usuários de lentes rígidas de forma geral são: desconforto, hiperemia, lacrimejamento, abrasão corneana e alteração da visão. Essas condições geralmente são temporárias e bem resolvidas se o paciente for submetido aos cuidados médicos adequados.

Na Olharis, todas as nossas condutas são baseadas em evidências científicas atualizadas. Estamos preparados para te atender como você merece. Para leitura completa dos artigos acima, acesse os links abaixo:
O que acontece se esquecer ou interromper o uso as lentes?
O uso das lentes deve ser contínuo para a devida correção visual. Em esquecimentos de uma noite o paciente deve retomar o uso na próxima noite ou em sonecas durante o dia. Por se tratar de um tratamento reversível, caso o paciente deseje ou precise interromper o uso das lentes de Ortoceratologia, a córnea retornará, gradualmente, ao seu formato original, o pode levar de 20 horas a 95 dias, sem causar danos à córnea ou à saúde ocular.
No caso de crianças em manejo de miopia, a irregularidade do uso pode comprometer a eficácia do tratamento, resultando em menor taxa de controle do crescimento axial do olho.
Qual a durabilidade das lentes?
Todas as lentes rígidas têm durabilidade mínima de 1 ano garantida pelos fabricantes. A durabilidade máxima é definida em conjunto com o médico oftalmologista responsável nos acompanhamentos semestrais e depende do cuidado, do manuseio e das mudanças na curvatura da córnea.

Por que escolher a OLHARIS para a sua lente de Ortoceratologia?
Escolher o lugar certo para adaptar as suas lentes de contato de Ortoceratologia é crucial para garantir o sucesso da técnica e prevenir futuras complicações. A Olharis em Salvador se destaca como uma instituição diferenciada na adaptação de diferentes tipos de lentes de contato, oferecendo várias razões pelas quais os pacientes devem considerá-la para seu teste de adaptação de lentes de contato.
Expertise Especializada
A Olharis conta com uma equipe de oftalmologistas altamente qualificados e especializados nas adaptações de Ortoceratologia. Com uma profunda compreensão técnica e acesso às últimas pesquisas, nossos profissionais podem oferecer os cuidados mais eficazes e personalizados.
Tecnologia Avançada
Investimos nas mais avançadas caixas de provas e lentes de Ortoceratologia disponíveis atualmente no mercado brasileiro, permitindo-nos escolher a melhor lente para cada paciente, de forma atenta e exclusiva.
Tratamento Personalizado
Reconhecemos que cada caso de Ortoceratologia é único. Por isso, oferecemos planos de acompanhamento semestrais personalizados, adaptados às necessidades específicas de cada paciente. Essa abordagem personalizada assegura que cada indivíduo volte nas revisões necessárias, levando a melhores resultados a longo prazo.
Compromisso com a Educação do Paciente
Na Olharis, acreditamos na importância de educar nossos pacientes sobre a melhor conduta em relação ao uso das suas lentes de contato. Fornecemos informações completas sobre as lentes, incluindo cuidados no seu manuseio e conservação, capacitando nossos pacientes a tomar decisões conscientes sobre o uso das suas lentes de contato.
Acesso Conveniente e Suporte Contínuo
Localizada em Salvador, a Olharis oferece fácil acesso a todos os tipos de lentes de contato na região. Além disso, nosso compromisso com o suporte contínuo garante que os pacientes recebam o acompanhamento necessário para monitorar seu uso, resolvendo rapidamente eventuais intercorrências.
Escolher Olharis para as suas lentes de contato significa escolher uma instituição comprometida com a excelência em cuidados oftalmológicos, onde a saúde dos seus olhos é nossa maior prioridade. Se você já usa lentes de contato, gostaria de iniciar o uso ou conhece alguém nessas situações, entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudar a ter mais liberdade visual e qualidade de vida com o ingresso no universo das lentes de contato e da Ortoceratologia.

Dra. Carolina Daltro
Dra. Carolina Daltro é diretora médica da Olharis e titulada Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Olftalmologia.