O que é a Topografia Computadorizada da Córnea?

Topográfos

A Topografia Computadorizada da Córnea é um exame complementar da oftalmologia, que analisa com precisão milimétrica, a curvatura e o relevo da superfície anterior da córnea — a estrutura transparente que recobre a parte frontal do olho e tem papel fundamental na refração da luz. O exame analisa a córnea em toda a sua extensão desde o seu centro até a sua periferia. Ele avalia as alterações de sua superfície como a regularidade e a simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea, como o ceratocone.

Também chamada de Ceratoscopia Computadorizada, trata-se de uma ferramenta diagnóstica não invasiva e altamente sensível, que gera um “mapa tridimensional” da córnea, permitindo detectar irregularidades que seriam imperceptíveis em exames oftalmológicos convencionais.

Para o ceratocone, além da detecção precoce fornece dados usados para avaliar progressão e acompanhamento. Dentre outras indicações temos:

– O pré-operatório de qualquer cirurgia corretiva: miopia, hipermetropia ou astigmatismo, pois ajuda a garantir a segurança do procedimento e descartar contraindicações.

– A avaliação pós cirurgias corneanas ou refrativas; a topografia permite acompanhar a regularidade da superfície corneana e a qualidade da cicatrização.

– Adaptação de lentes de contato especiais, principalmente útil na adaptação de lentes rígidas ou esclerais, nos casos de pacientes com córneas irregulares.

Como o exame funciona?

Durante o exame, o paciente posiciona-se diante do topógrafo, onde luzes em forma de anéis (como os de Plácido) são projetadas sobre a córnea. A forma como essas luzes são refletidas permite ao aparelho calcular a curvatura, a simetria e a regularidade da córnea em cada ponto.

O exame é indolor, rápido (leva cerca de 1 a 2 minutos) e não exige contato direto com o olho.

Enquanto a córnea normal geralmente apresenta reflexos regulares e simétricos, a córnea com ceratocone apresenta distorção do reflexo dos anéis de Plácido.

Reflexo dos discos de plácido na córnea
Córnea normal e reflexos regulares x Córnea com Ceratocone

O exame da Topografia da Córnea, além de ser importante para o diagnóstico do Ceratocone, também fornece os dados para a definição do estágio evolutivo da doença e dos critérios de progressão, que são a base para a indicação do tratamento necessário para cada caso.  Acesse nosso artigo sobre o uso da topografia na condução dos pacientes com Ceratocone.  

O que o exame revela?

Através do mapa topográfico, podemos identificar áreas de encurvamento acentuado, achatamento ou assimetrias da córnea. As cores do mapa representam diferentes elevações e curvaturas — regiões vermelhas e laranja indicam curvaturas mais acentuadas, enquanto áreas verdes e azuis correspondem a regiões mais planas.

Essas informações são fundamentais para decisões clínicas seguras, principalmente em cirurgias refrativas, transplantes de córnea, implantes intracorneanos e uso de lentes especiais.

Topografo multifuncional

E o RET-700 quais os seus diferenciais?

Conheça o mais novo topógrafo do mercado, disponível agora na Olharis, a nossa Clínica de Oftalmologia Especializada em Salvador- Bahia.

O RET-700 é um equipamento que combina diversos recursos de análise em um só dispositivo, oferecendo uma solução completa e eficiente.

Principais Funções:

    1. Refração
    2. Ceratometria
    3. Pupilometria
    4. Topografia
    5. Aberrometria (Fourier/Zernike)
    6. Simulação de lente de contato

Nosso equipamento conta ainda com um módulo adicional para análise de Olho Seco, oferecendo ainda mais tecnologia aos nossos pacientes.

Módulo de Olho Seco:

Realiza NIBUT (Tempo de Ruptura da Película Lacrimal Não Invasivo).

Oferece meibografia para avaliação das glândulas de Meibômio.

Inclui análise do piscar

Este topógrafo multifuncional foi a nossa escolha assertiva, buscando precisão e praticidade em um único equipamento.

Considerações finais:

A topografia de córnea é um exame de alta precisão que oferece informações essenciais para o diagnóstico, o planejamento cirúrgico e o acompanhamento de diversas condições oculares.
Realizá-lo com regularidade — principalmente em pacientes com histórico familiar de ceratocone, queixam-se de baixa visual não corrigida ou pretendem realizar cirurgia refrativa — é uma medida preventiva importante.

Se houver sintomas como visão distorcida, embaçada ou sensibilidade à luz, converse com seu oftalmologista. A topografia pode ser o exame-chave para um diagnóstico precoce e eficaz.

Picture of Dra. Carolina Daltro
Dra. Carolina Daltro

Dra. Carolina Daltro é diretora médica da Olharis e titulada Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Compartilhe: